sábado, 13 de junho de 2009

O PAI DA MENTIRA

O PAI DA MENTIRA

“Vós tendes por pai o diabo, e quereis satisfazer os desejos do vosso pai; ele foi homicida desde o princípio, e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele; quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso, e pai da mentira.” – Jo. 8:44

Quais são as mentiras do diabo no princípio? Falou que não morreriam no mesmo dia se comessem da árvore da ciência do bem e do mal. E Adão, expulso do paraíso viveu 930 anos. (Gn.5:5). Aqui o diabo não mentiu. Jeová Deus havia dito que no dia que comessem morreriam. (Gn.2:17). O diabo prometeu que seriam como Deus, sabendo o bem e o mal. (Gn.3:5). E Jeová Deus confirmou a promessa do diabo, dizendo: “Eis que o homem é como um de nós, sabendo o bem e o mal”- (Gn.3:22). Também aqui a serpente (diabo) não mentiu.
Jesus disse também que o diabo foi homicida, mas quem matou Adão e Eva foi Jeová Deus. “Eis que o homem é como um de nós, sabendo o bem e o mal; ora, pois, para que não estenda a sua mão, e tome também da árvore da vida, e coma e viva eternamente; Jeová Deus, pois, o lançou fora do Jardim do Éden” - (Gn.3:22).
Certamente o diabo é mentiroso, mas não é fácil identificá-lo como o pai da mentira.
O Novo Testamento afirma que Deus não pode mentir. (Tito1:2). Se Deus mentisse uma vez seria o pai da mentira, pois Deus existia antes do diabo, e assim seria mentiroso antes do diabo. Jeová é Deus, logo não pode mentir. Se Jeová mentir uma vez, é o pai da mentira, pois o diabo é criatura do Deus Jeová. “Ora, a serpente era a mais astuta que todas as alimárias do campo que Jeová Deus tinha feito”- (Gn.3:1). Foi Jeová que a criou.
Se na Bíblia houver uma mentira de Jeová, ou Deus é o pai da mentira, ou Jeová não é o Deus Pai. Vamos percorrer as páginas do Velho Testamento.
1 - Jeová amou Salomão desde o ventre. “Então consolou Davi a Bate-Seba, sua mulher, e entrou a ela, e se deitou com ela. E teve ela um filho, e chamou o seu nome Salomão; E JEOVÁ O AMOU” - (II Sm.12:24). O nome foi dado por Jeová.. “Eis que o filho que te nascer será homem de repouso: PORQUE REPOUSO LHE HEI DE DAR DE TODOS OS SEUS INIMIGOS EM REDOR. Portanto Salomão será o seu nome, e paz e descanso darei a Israel nos seus dias” - (I Cr.22:9). Esta promessa da paz para Israel não estava vinculada ao comportamento de Salomão. Salomão pecou e o reino de Israel não teve a paz prometida. “Levantou Jeová , a Salomão um adversário, a Hadade, o Edomeu”- (I Rs11:14). “Também Jeová lhe levantou outro adversário, a Rezon, filho de Eliada, que tinha fugido do seu senhor Hadade-Ezer, rei de Zobá, contra quem também ajuntou homens, e foi capitão de um esquadrão, quando Davi os matou. E indo para Damasco, habitaram ali, e reinaram em Damasco, E FOI ADVERSÁRIO DE ISRAEL POR TODOS OS DIAS DE SALOMÃO, E ISTO ALÉM DO MAL QUE HADADE FAZIA; PORQUE DETESTAVA A ISRAEL, E REINAVA SOBRE A SÍRIA”- (IRs11:2325). Jeová falou que Israel teria paz, e ele mesmo levantou adversários contra Israel. LOGO, MENTIU.
2- Segundo a narrativa do Novo Testamento, todos os homens estavam mortos espiritualmente. “Porque, se pela ofensa de um só, a morte reinou pôr esse, muito mais os que recebem a abundância da graça, e do dom da justiça, reinarão em vida por um só, Jesus Cristo”- (Rm.5:17). Jesus confirma esta verdade: “E outro de seus discípulos lhe disse: Senhor, permite-me que primeiramente vá sepultar o meu pai, Jesus, porém, disse-lhe: Segue-me, e deixa aos mortos sepultar os seus mortos”- (Mt.8:21-22).“E quando vós estáveis mortos nos pecados, e na incircuncisão da vossa carne, vos vivificou juntamente com ele, perdoando-vos todas as ofensas”-(Col.2:13). “Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna, e não entrará em condenação, MAS PASSOU DA MORTE PARA A VIDA”- (Jo.5:24). Se todos os homens estavam espiritualmente mortos na alma desde Adão, o homem não precisaria pecar para morrer, pois já estava morto. Mas Jeová disse: “EIS QUE TODAS AS ALMAS SÃO MINHAS; COMO A ALMA DO PAI, TAMBÉM A ALMA DO FILHO É MINHA. A ALMA QUE PECAR MORRERÁ”- (Ez.18:4). Com estas palavras Jeová declarava que as almas estavam vivas, e só morreriam pecando. Mentiu portanto, pois as almas estavam todas mortas, conforme os quatro textos do Novo Testamento (Rm.5:12).
3 - Jeová se declara o TODO PODEROSO (El Shaday), e declara: “Ainda antes que houvesse dia, eu sou: e ninguém há que possa fazer escapar das minhas mãos; operando eu, quem impedirá?”-(Is.43:13).“Porque o Senhor dos Exércitos o determinou: quem pois o invalidará? e a sua mão estendida está: quem pois a fará voltar atrás?”- (Is.14:27). “Vede agora que eu, eu sou, e mais nenhum Deus comigo; eu mato e eu faço viver, eu firo e eu saro: e ninguém há que escape da minha mão”- (Dt.32:39). Paulo apóstolo revela que alguém submeteu e corrompeu toda a criação: “Porque a criação, ficou sujeita à vaidade, não por sua vontade, mas por causa do que a sujeitou, na esperança de que também a mesma criatura será libertada da servidão da corrupção, para a liberdade da glória dos filhos de Deus. Porque sabemos que toda a criação geme e está juntamente com dores de parto até agora”- (Rm.8:19-22). Se toda a criação foi submetida ao opressor, e dentro dela Jeová se arroga tantos poderes, ou Jeová está submetido ao opressor, ou está mentindo. O que parece é que, quem faz, tem mais poder do que quem fala e proclama o que não pode fazer.
4 - Na Lei de Jeová lemos: “Os pais não morrerão pelos filhos, nem os filhos pelos pais; cada um morrerá pelo seu pecado”- (Dt.24:16). Porém nos dez mandamentos lemos: “…porque eu, Jeová teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a maldade dos pais nos filhos até à terceira e quarta geração daqueles que me aborrecem” - (Ex.20:5). Mas também Jeová matou o filho recém-nascido de Davi por causa do adultério. “E Jeová feriu a criança que a mulher de Urias dera a Davi”- (II Sm.12:15,19). Está provado que o Deus Jeová mente, logo, deve ser o pai da mentira.
5 - Sobre acepção de pessoas. “Pois Jeová vosso Deus é o Deus dos deuses, e o Senhor dos senhores, o Deus grande, poderoso e terrível, que não faz acepção de pessoas”- (Dt.10:17). “E haverá grande clamor em toda a terra do Egito, qual nunca houve semelhante e nunca haverá; mas contra todos os filhos de Israel nem ainda um cão moverá a sua língua, desde os homens até os animais, para que SAIBAIS QUE JEOVÁ FEZ DIFERENÇA ENTRE OS EGÍPCIOS E OS ISRAELITAS”- (Ex.11:6,7). Então Jeová faz acepção de pessoas, e quando diz que não faz, mente. Jeová fez acepção entre o homem e a mulher, pois esta sendo inferior não tinha liberdade nem para fazer votos a Deus (Nm.30:1-8). Quando nascia menino, a mãe ficava imunda 40 dias, mas se nascia menina ficava imunda 80 dias (Lv.12:1-8). Jeová é o Deus da acepção e mente dizendo que não faz acepção de pessoas.
6 - Jeová deu ordem a Moisés sobre os sacrifícios e holocaustos. “Um altar de terra me farás, e sobre ele sacrificarás os teus holocaustos, e as tuas ofertas pacíficas, as tuas ovelhas e as tuas vacas, em todo o lugar onde eu fizer celebrar a memória do meu nome, virei a ti, e te abençoarei”- (Ex.20:24). E depois afirma que não deu essa ordem. “Assim diz Jeová dos exércitos, o Deus de Israel: Ajuntai os vossos holocaustos aos vossos sacrifícios, e comei carne. Porque nunca falei a vossos pais no dia em que vos tirei da terra do Egito, NEM LHES ORDENEI COISA ALGUMA ACERCA DE HOLOCAUSTOS OU SACRIFÍCIOS”- (Jr.7:21-22). Jeová mentiu outra vez.
7 - Jeová garantiu a Abraão que não destruiria o justo com os ímpios, e que se houvesse 10 justos em Sodoma pouparia toda a cidade por amor deles. (Gn.18:24-26 e 18:32). Mas o profeta Ezequiel declara por parte de Jeová que os justos serão destruídos juntamente com os ímpios. Mentiu pela sétima vez (Ez.21:1-4). E há muito mais mentiras de Jeová; mas estas bastam.
Se Jeová mente tanto, tudo o que fala a seu respeito também é mentira. Mente quando se declara criador, mente quando afirma ser salvador, e quem crê nas suas mentiras, se faz filho da mentira (Jo.8:44).
A única verdade que existe é Jesus Cristo e seu Pai. “Eu sou o caminho a verdade, e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim” (Jo.14:6).

SATANÁS

SATANÁS

No folheto de número 14, vimos que a palavra Satanás é uma adaptação da palavra hebraica SHATÃ, isto é, quando lemos na Bíblia a palavra satã ou satanás, é a palavra original, sem ser traduzida. Quando lemos “ADVERSÁRIO”, é a palavra hebraica traduzida para o português, pois SHATà QUER DIZER ADVERSÁRIO. Mas perguntamos: Quem é Satanás? Um espírito? Um homem com cabeça de bode? Um anjo caído do céu? Um demônio imundo? Mas, quem é Satanás? Satanás é a personificação do mal em todas as suas formas; é o inimigo do bem e da verdade, por isso a palavra “SATÔ quer dizer adversário; é a enfermidade do corpo e da alma dos viventes; é o vício, a droga, a cachaça, o cigarro e a maconha; é o ladrão das almas; é o crime, a imoralidade, a violência e o estrupo; é o autor das deformações mentais e morais que contaminam e destroem a sociedade humana; é aquele que instila o veneno peçonhento que destrói os negócios, os matrimônios, a harmonia, a paz, e o amor entre irmãos. É o adversário da honra, da dignidade, da fidelidade, da nobreza, dos bons costumes, do bem falar, do respeito filial, e de tudo que é contrário aos dons da virtude. Satanás é um rei, o rei do estrume e do lixo, é o rei do império da morte, como lemos na carta aos hebreus (Hb. 2:14-15). Satanás é o “manda chuva” no inferno, e procura tornar a vida do cristão um inferno, para que este volte atrás na fé. Jesus declarou que Satanás é ladrão e salteador (Jo. 10:10). Deus, o Pai, é bom (Mt. 19:16-17). Deus Pai, é amor (I Jo. 4:7-8); e Satanás é o oposto de Deus. Mas o leitor estará pensando: Essa explicação não é convincente. Deve haver mais mistérios envolvendo esse personagem. Será satã fruto da imaginação dos homens para justificar suas obras malignas? Será satã uma arma da religião para coibir os excessos da crueldade e da loucura humana? As Escrituras Sagradas nos fornecem detalhes elucidativos sobre satanás:
1. Há seis mil anos atrás, este mundo já era habitado por bilhões de pessoas. A ciência e a antropologia, e também a arqueologia provam isso. Então Jeová deus plantou um jardim particular caprichado e regado por quatro rios. Fez brotar da terra toda árvore agradável à vista e boa para comida. No centro do jardim plantou árvores especiais. A árvore da vida, e a da ciência do bem e do mal. Formou um homem do pó da terra, e o colocou no jardim para o lavrar e o guardar. Jeová, pelas tardes, passeava nesse jardim. A entrada a esse jardim era vedada aos homens que viviam fora, pois eram homens das cavernas e primitivos. Mas Jeová colocou dentro do jardim uma serpente venenosa para destruir o homem (Gn. 3:1-6). Será a serpente maligna um instrumento de Jeová colocada no Jardim para destruir os homens? (Ap. 12:9).
2. Será Satanás a força propulsora de Jeová para incitar a prática do mal? Em II Sm. 24:1, lemos: “A ira de Jeová se tornou a acender contra Israel, e incitou a Davi contra eles, dizendo: Vai, numera Israel e a Judá”. Também em I Cr. 21:1, lemos: “Então Satanás se levantou contra Israel, e incitou Davi a numerar Israel”. Quem era contra Israel? Jeová ou Satanás? O fato é que, quando Jeová é contra, Satanás também é contra, e quando Satanás é contra, Jeová também é contra. Não é isso que está escrito no livro de Jó 1:6-12 e 2:1-7? Os dois são um. O paradoxal é que a lei de Jeová é contra seu povo (Dt. 31:26). Neemias confirma esta verdade (Ne. 9:34). A lei acusa e não defende. Como Moisés foi o mediador entre Jeová e Israel na hora que pronunciou a lei no Sinai, Jesus fala que Moisés é o acusador, mas na realidade o acusador é o autor da lei: Jeová (Jo. 5:45).
3. Quem é Satanás? É o que se assenta no trono do império da morte, cujo autor foi Jeová quando deu a lei no Sinai. Paulo assim se expressa: “Somos ministros de um novo testamento, não da letra, mas do espírito; por que a letra mata, mas o espírito vivifica. E, se o ministério da morte, gravado com letras em pedras, veio em glória, de maneira que os filhos de Israel não podiam fitar os olhos na face de Moisés, por causa da glória, que era transitória, como não será de maior glória o ministério do Espírito?” (Hb. 2:14; II Co. 3:6-8). Esse império de Satanás fundado por Jeová no Jardim do Éden, quando disse: “No dia que comeres do fruto proibido, morrerás” (Gn. 2:16-17). Essa morte de Jeová passou como herança a todos (Rm. 5:12). Houve acordo entre Satanás e Jeová para fundar esse império, ou Jeová caiu no laço do diabo. Parece que não, pois foi Jeová quem colocou Satanás no jardim. Foi plano dele (Gn. 3:1).
4. Insistimos na pergunta: Quem é, afinal, Satanás? Satanás foi aquele que ofereceu, num ato de tentação, todos os reinos deste mundo, e a sua glória, reinos esses que Jeová tinha oferecido profeticamente ao messias, no Sl. 2:7-8. Jeová profetizou, Satanás deu cumprimento a profecia. Os dois são aliados.
5. Satanás é o leão devorador de cristãos que não vigiam (I Pd. 5:8). Na realidade, Satanás está apenas imitando outro leão devorador, que devorou o reino de Israel inteiro numa bocada: “Serei, pois, para eles como um leão, como leopardo espiarei no caminho. Como urso que tem perdido seus filhos, lhes encontrarei, lhes romperei as teias do coração e ali os devorarei como leão” (Os. 13:7-8). “Andarão após Jeová; ele bramará como leão” (Os. 11:10). “Bramiu o leão, quem não temerá? Falou Jeová, quem não profetizará?” (Am. 3:8). São dois leões, e dois apetites vorazes. O de Jeová é mais forte: “A espada de Jeová está cheia de sangue, está cheia de gordura de sangue de carneiros e de bodes porque Jeová tem sacrifício em Bozra, e grande matança em Edom” (Is. 34:6).
6. Jeová e Satanás trabalharam tão unidos, e de forma tão coesa, que o anjo de Jeová que deveria tentar salvar o profeta Balaão de sua loucura chegou-se e então: “A ira de Jeová deus acendeu-se, porque ia, e o anjo de Jeová pôsse-lhe no caminho por Satanás” (Nm. 22:22). No original em hebraico, está escrito Shatã, que é satanás. “Balaão não via ao anjo, ou satanás, só o jumento o via. Mais à frente Jeová abriu os olhos de Balaão, que viu satanás, isto é, o anjo de Jeová” (Nm. 22:31). E o anjo lhe disse: “Por que já três vezes espancaste a jumenta? Eis que saí para ser teu satanás, porquanto o teu caminho é perverso diante de mim” (Nm. 22:32).
7. No Novo Testamento, Deus Pai enviou o seu unigênito Filho, para desfazer as obras do satanás (I Jo. 3:8); para libertar do diabo, ou satanás (At. 26:18); para fortalecer os cristãos, afim de que vençam satanás (Tg. 4:7). Mas Jeová usava o diabo para atormentar seu povo. Numa profecia contra Israel, o profeta Amós bradou: “Se se esconderem no cume do monte Carmelo, buscá-los-ei, e dali os tirarei; e, se se ocultarem aos meus olhos no fundo do mar, ali darei ordem à serpente, e ela os morderás” (Am. 9:3). No livro de Apocalipse lemos que a serpente é satanás (Ap. 12:9). Satanás é, portanto, o servo de Jeová. Se Jó vivesse depois de Cristo, não teria sofrido o que sofreu. Pois era só clamar o nome de Cristo, e Satanás, num estouro sumiria. Só ficaria o cheiro de enxofre; que também existe no fogo destruidor de Jeová (Gn. 19:24).

O VALENTE

O VALENTE

“Quando o valente guarda, armado, a sua casa, em segurança está tudo quanto tem; mas, sobrevindo outro mais valente do que ele, e vencendo-o, tira-lhe toda a sua armadura em que confiava, e reparte os seus despojos.” Lc 11:21,22.

Estas palavras Jesus falou quando expulsou um demônio mudo de um cidadão: “Mas alguns diziam: Ele expulsa os demônios por Belzebu, príncipe dos demônios” Lc. 11:15. Jesus então lhes falou, dizendo: “...Todo reino dividido contra si mesmo será assolado; e a casa, dividida contra si mesma, cairá. E, se também Satanás está dividido contra si mesmo, como subsistirá o seu reino?” Lc. 11:17-18a. E continuou o Senhor dizendo: “Mas, se eu expulso os demônios pelo dedo de Deus, certamente a vós é chegado o reino de Deus” Lc.11:20.
Jesus revela que Belzebu e Satanás são a mesma pessoa, e que tem um reino, uma casa, e despojo bem guardados e seguros. Jesus chamou, portanto, Belzebu de valente. “Quando o valente guarda, armado, a sua casa, em segurança está tudo quanto tem.” Lc.11:21. No Velho Testamento Belzebu não tinha nada de valente. Quando Acazias, rei de Israel, caiu das grades do seu quarto e se quebrou, mandou consultar a Belzebú, Deus do Ecrom, se sararia ou não da doença. O anjo de Jeová mandou Elias, o profeta, com a seguinte mensagem: “...não há Deus em Israel, para irdes consultar a Baal-Zebu, deus de Ecrom? Portanto, assim diz Jeová: da cama, a que subiste, não descerás, mas sem falta morrerás.” II Rs.1:1-4.
O poder para curar ou matar estava na mão de Jeová e não na mão de Belzebu. Este nome, de origem incerta, só apareceu uma vez no Velho Testamento. O fato é que o VALENTE, no Velho Testamento é Jeová; e isso é falado por ele mesmo. “ENTÃO JEOVÁ DESPERTOU COMO DE UM SONO, COMO UM VALENTE QUE O VINHO EXCITASSE. E FERIU OS SEUS ADVERSÁRIOS.” Sl.78:65-66. “MAS JEOVÁ ESTÁ COMIGO COMO UM VALENTE TERRÍVEL;...” Jr. 20:11a.
Jó acusa Deus chamando-o de valente: “ENTREGA-ME DEUS AO PERVERSO, E NA MÃO DOS ÍMPIOS ME FAZ CAIR. DESCANSADO ESTAVA EU, PORÉM ELE ME QUEBRANTOU; E PEGOU-ME PELO PESCOÇO, E ME DESPEDAÇOU; TAMBÉM ME PÔS POR SEU ALVO. CERCAM-ME OS SEUS FRECHEIROS; ATRAVESSA-ME OS RINS, E NÃO ME POUPA; ... QUEBRANTA-ME COM QUEBRANTO SOBRE QUEBRANTO; ARREMETE CONTRA MIM COMO UM VALENTE” Jó 16:11-14.
Que Jeová era o valente está claro nas escrituras. Alguns de seus nomes: TODO-PODEROSO, JEOVÁ DOS EXÉRCITOS, HOMEM DE GUERRA (Gn. 17:1; Sl. 24:10, Ex. 15:3). O estranho é que, tendo Jesus dito que o valente é Belzebu, Jeová tenha adotado este título.
Jeová tinha uma casa (Nm. 12:7). Tinha um reino (Ex. 19:6). Esse reino tinha a sua lei (Ex. 20:1-17). Esse reino, sendo sacerdotal, era regido pelos sacerdotes. Jeová erigiu, pelas mãos do rei Salomão, um templo para sua habitação (II Sm. 7:12-13; I Rs. 8:10-11).
Jesus veio a este mundo e disse: “O meu reino não é deste mundo” Jo. 18:36.
A respeito de Jerusalém, capital do reino de Jeová, Jesus disse: “Porque dias virão sobre ti, em que os teus inimigos te cercarão de trincheiras, e te sitiarão, e te estreitarão de todas as bandas; e te derribarão, a ti e a teus filhos que dentro de ti estiverem; e não deixarão em ti pedra sobre pedra, pois que não conheceste o tempo da tua visitação.” Lc. 19:43-44. Jesus, como o Messias esperado, não assumiu nem restaurou o reino, como fora predito, antes anunciou a sua destruição.
O sacerdócio levítico e a lei de Moisés foram mudados. “Porque, mudando-se o sacerdócio, necessariamente se faz também mudança da lei” Hb.7:12. “Porque o precedente mandamento é abrogado por causa da sua fraqueza e inutilidade (pois a lei nenhuma coisa aperfeiçoou) e desta sorte é introduzida uma melhor esperança, pela qual chegamos a Deus.” Hb. 7:18-19. Jesus fundou uma outra casa, deixando de lado a casa de Jeová (Hb. 3:1-6). O trono de Davi, do qual Jeová afirmou como todo poderoso, que seria eterno e ocupado pela descendência de Davi, acabou há 2.600 anos. “Uma vez jurei por minha santidade que não mentirei a Davi. A SUA DESCENDÊNCIA DURARÁ PARA SEMPRE, e o seu trono será como sol perante mim. Será estabelecido para sempre como a lua; e a testemunha no céu é fiel” Sl. 89:35-37.
Tudo o que o valente tinha acabou; acabou o reino, acabou o sacerdócio, acabaram os sacrifícios, acabou o templo, acabou a casa e a lei foi mudada; O projeto de Jeová foi desmontado. O que não se entende, é que um Deus, que se intitule como único Deus criador, estabeleça um reino baseado na lei de Talião (punição semelhante a ofensa). É óbvio que Jesus Cristo, trazendo à luz a lei do amor, aniquilou o velho conceito da vingança, do olho por olho e dente por dente. O poder maior é o poder do amor. Só o amor constrói. O amor não se vinga, pois o amor perdoa. O amor não faz o mal a ninguém (Rm.13:10). Ora, Jeová faz o mal, logo não é amor, e assim não pode ser Jesus Cristo ou o Pai (Jo. 4:7-8).
A valentia do amor suplantou a valentia da ira de Jeová. A valentia do amor de Cristo trouxe a vida aos mortos de Jeová (Rm. 5:7). A valentia do amor de Jesus trouxe a graça do Pai sobre os condenados de Jeová (Rm. 5:18). A valentia do amor de Jesus anulou a justiça das obras estabelecidas por Jeová, e estabeleceu a justiça da fé, pela qual, quem crê é salvo simplesmente porque Deus é amor (Rm. 9:20-30).
Disse pois Jesus: “Quando o valente guarda, armado, a sua casa, em segurança está tudo quanto tem; Mas, sobrevindo outro mais valente do que ele, e vencendo-o, tira-lhe toda a sua armadura em que confiava, e reparte os seus despojos. Quem não é comigo e contra mim; e quem comigo não ajunta espalha” Lc.11:21- 23.

Autoria Pastor Olavo S. Pereira

CULTO AOS ANJOS

CULTO AOS ANJOS


O apóstolo Paulo declarou enfaticamente: “Ninguém vos domine a seu bel-prazer com pretexto de humildade e culto de anjos, metendo-se em coisas que não viu; estando debalde inchado na sua carnal compreensão” (Cl. 2:18). Paulo escreveu esta carta aos colossenses, isto é, aos cristãos da Igreja fundada por Epafras na cidade de Colossos, situada na Ásia Menor. No texto acima, Paulo recomenda muito cuidado com o culto prestado aos anjos na Igreja. A história da Igreja não registra nenhum caso desse culto no Velho Testamento. Desde que Jeová tomou Israel por seu povo, e o libertou do Egito pela mão de Moisés, exigiu adoração exclusiva. Quem prestasse culto a outro deus morreria. “Ouve, Israel, Jeová nosso deus, é o único deus” (Dt. 6:4). “O que sacrificar aos deuses, e não só a Jeová, será morto” (Ex. 22:20). Jeová não perdoava quem adorasse outro deus (Ex. 20:3-5; Dt. 13:11). E até hoje os judeus esperam o Messias de Jeová (Mashia Ben Juseff). Vamos analisar biblicamente, sem opiniões pessoais, apenas citando textos, a natureza de Jeová, começando pelo Monte Sinai, quando o povo recebeu a lei:
Foi Jeová quem falou pessoalmente no Monte Sinai: “E subiu Moisés a deus, e Jeová o chamou do Monte dizendo: Assim falarás à casa de Jacó, e aos filhos de Israel: Vós tendes visto o que fiz aos egípcios, como vos levei sobre asas de águias, e vos trouxe a mim. Agora, pois, se ouvirdes minha voz, e guardardes o meu concerto, então sereis a minha propriedade particular dentre todos os povos, porque toda a terra é minha; e vós me sereis um reino sacerdotal e o povo santo. Estas palavras falarás aos filhos de Israel. E veio Moisés, e chamou os anciãos do povo, e expôs diante deles todas as palavras que Jeová lhe tinha ordenado. Então todo o povo respondeu a uma vós, e disseram: Tudo o que Jeová tem falado faremos. E relatou Moisés a Jeová as palavras do povo. E disse Jeová a Moisés: Eis que eu virei a ti numa nuvem espessa, para que o povo ouça, falando eu contigo, e para que também te creiam eternamente. Disse também Jeová a Moisés: Vai ao povo e santifica-os hoje e amanhã, e lavem eles os seus vestidos, e estejam eles prontos para o terceiro dia; portanto no terceiro dia Jeová descerá diante dos olhos de todo o povo sobre o Monte Sinai” (Ex. 19:3-11). “E Moisés levou o povo fora do arraial ao encontro de deus; e puseram-se ao pé do monte. E todo o Monte Sinai fumegava, porque Jeová descera sobre ele em fogo; e o seu fumo subiu como o fumo de um forno, e todo o Monte tremia grandemente. E o sonido da buzina ia crescendo grandemente; Moisés falava, e deus lhes respondia em voz alta. E, descendo Jeová sobre o Monte Sinai; sobre o cume do monte, chamou Jeová a Moisés ao cume do Monte; e Moisés subiu. E disse Jeová a Moisés: Desce, e protesta ao povo que não ultrapasse o termo para ver Jeová, afim de muitos deles não perecerem” (Ex. 19:17-21). Logo em seguida, no capítulo vinte de Êxodo, Jeová dita em voz alta os dez mandamentos (Ex. 20:1-17). Acabando Jeová de falar, diz o texto que Moisés chegou às trevas onde Jeová estava (Ex. 20:21). Mas o apóstolo João declara que Deus, o Pai, é luz, e não há nele trevas nenhumas (I Jo. 1:5). Como pode a luz se esconder nas trevas, se a luz espanta as trevas? Só se a luz estiver apagada. No Novo Testamento lemos que Jesus é luz, e quem está perto vê a luz, é iluminado, e anda na luz (Jo. 8:12; 12:46). E Jesus declarou que enquanto está presente, a luz inunda o ambiente, e só voltam as trevas quando se retira (Jo. 12:35). E neste texto Jesus afirma que quem anda em trevas não sabe para onde vai; mas Jeová está em trevas. Há outros textos que revelam que Jeová está em trevas quando ditou os dez mandamentos (Dt. 4:10-13; 5:22-23). No livro de Hebreus lemos que as trevas eram tão medonhas, que o povo não podia suportar aquelas palavras de Jeová, e Moisés ficou todo assombrado e tremendo (Hb. 12:18-21). É que naquelas trevas estavam ocultos os anjos das trevas junto com Jeová. Estevão, o primeiro mártir do cristianismo, declarou as seguintes palavras quando estava sendo julgado pelos sacerdotes: “Vós, que recebestes a lei por ordenação dos anjos, e não a guardaste” (At. 7:53). E eles, ouvindo isto, enfureciam-se em seus corações, e rangiam os dentes contra ele. O apóstolo Paulo revela o mesmo em sua carta aos Gálatas. “Para que é a lei? Foi ordenada por causa das transgressões, até que viesse a posteridade a quem a promessa tinha sido feita, e foi posta pelos anjos na mão de um mediador” (Gl. 3:19). Isto quer dizer que Moisés foi mediador entre os anjos e Israel. No livro aos Hebreus, lemos que quem falou a lei no Monte Sinai foram os anjos (Hb. 2:2). E Estevão também confirmou isso, dizendo sobre Moisés: “Este é o que esteve entre a congregação no deserto, com o anjo que lhe falava no Monte Sinai” (At. 7:38).
Ora, se foi Jeová quem falou no Monte Sinai, e Estevão, e também Paulo, concordam que foi um anjo, esse anjo é Jeová, e por isso se ocultava nas trevas, para que o povo não descobrisse, pois com ele estavam outros anjos das trevas.
Jacó também sabia que Jeová é nome de um anjo. Vejamos: Quando Jacó retornava a sua terra depois de vinte anos, durante uma noite lutou com um varão até que a alva subia. E aquele varão tocou a juntura da coxa de Jacó durante a luta. E o varão suplicou a Jacó dizendo: “Deixa-me ir porque a alva já subiu. E Jacó lhe disse: Não te deixarei ir, se não me abençoares. E o varão disse: Qual é o teu nome? E ele disse: Jacó. E o varão lhe disse: Não se chamará mais o teu nome Jacó, mas Israel; pois como príncipe lutaste com deus e com os homens, e prevaleceste” (Gn. 32:24-28). Este varão que mudou o nome de Jacó para Israel é Jeová, pois em Gn. 35 lemos: “E apareceu Jeová deus outra vez a Jacó, vindo de Padã-Arã, e abençoou-o, e disse-lhe deus: O teu nome é Jacó; não se chamará mais o teu nome Jacó, mas Israel será o teu nome. E chamou o seu nome Israel” (Gn. 35:9-10). Pois o profeta Oséias revela que o deus que lutou com Jacó é anjo. Leiamos: “No ventre pegou do calcanhar de seu irmão, e pela sua força como príncipe se houve com deus. Como príncipe lutou com o anjo, e prevaleceu; chorou, e lhe suplicou. Em Betel o achou, e ali falou conosco; sim, com Jeová, o deus dos exércitos” (Os. 12:3-5). Não há dúvidas. Jeová é anjo que se passa por deus aos olhos do povo de Israel.
Quando Paulo se refere ao culto prestado aos anjos, refere-se a Jeová, que é um deles, pois se nunca houve em Israel culto aos anjos, e Paulo declara que havia, e só se prestava culto a Jeová, o culto aos anjos era o culto prestado a Jeová. Declarou o grande apóstolo: “Portanto ninguém vos julgue pelo comer ou pelo beber, ou por causa dos dias de festa, ou da lua nova, ou dos sábados, que são sombras das coisas futuras, mas o corpo é de Cristo. Ninguém vos domine a seu bel prazer com pretexto de humildade e culto dos anjos, metendo-se em coisas que não viu; estando debalde inchado em sua carnal compreensão, e não ligado à cabeça” (Cl. 2:16-18). E Paulo continua jogando luz nas trevas: “Maravilho-me de que tão depressa passásseis daquele que vos chamou à graça de Cristo para outro Evangelho. O qual não é outro, mas há alguns que vos inquietam e querem transtornar o Evangelho de Cristo. Mas, ainda que alguns de nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro Evangelho além do que já vos tenho anunciado, seja anátema” (Gl. 1:6-8).
O mesmo Paulo fala que existem dois Evangelhos. O da incircuncisão e o da circuncisão (Gl. 2:7). Estes dois Evangelhos são o da lei de Jeová, e o da graça de Deus Pai e de Cristo (Tt. 2:11; II Co. 8:9). Quem adora a Jeová como deus e lhe presta culto, estabelece o Evangelho da circuncisão de Jeová, e quem adora e cultua unicamente a Jesus Cristo, estabelece o Evangelho da graça. Paulo declara que quem aceita o evangelho da circuncisão de Jeová, está fora de Cristo e, caiu da graça (Gl. 5:1-4). E disse mais: “Mas eu em nada tenho a minha vida por preciosa, contanto que cumpra com alegria a minha carreira, e o ministério que recebi do Senhor Jesus, para dar testemunho do Evangelho da graça de Deus” (At. 20:24).
Uma coisa é certa. Os que, como nós, aceitam o Evangelho da graça de Deus, amam a todos, oram por todos, ajudam a todos, inclusive os perseguidores. Mas os que adoram a Jeová como deus, perseguem os que descobriram que Jeová é anjo, condenam impiedosamente, e esperam que a maldição de Jeová nos mate. É grande a diferença entre a luz e as trevas.

ELOHIM

ELOHIM

A palavra hebraica El, quer dizer deus. O plural da palavra El é Elohim, e quer dizer deuses. El, portanto, é a raiz da palavra Elohim ou Eloah, que também é usada para designar deus no singular. No aramaico bíblico, língua falada pelos judeus após o cativeiro, a palavra deus era Elah, que no plural é Elohim. Não há em toda a Bíblia nenhuma outra palavra para designar deus. Até para os falsos deuses era usada a palavra Elohim (Ex. 18:11).
O tetragrama, ou a palavra Javé, ou Jeová, que é uma tradução do tetragrama (4 letras); é suposição humana. Não há tradução para o tetragrama. Quando lemos a Bíblia, no Velho Testamento, a tradução de João Ferreira de Almeida, no lugar de Javé, colocou Senhor, mas está errado. O tetragrama não se traduz por Senhor. A palavra hebraica Senhor é ADONAY. Davi, no Salmo 110:1, diz: “Disse Jeová ao meu Senhor”. Este Senhor é a palavra ADONAY, que Jesus afirmou ser Ele em Mt. 22:41-45. Por estas palavras de Jesus ficamos sabendo que Ele e Jeová são duas pessoas diferentes. Como o tetragrama não se traduz por deus, Javé, teve de dizer a Moisés: Eu sou deus (Ex. 3:6). E falou por Isaías que é deus (Is. 44:6; 45:21).
Jesus disse: “Se eu testifico de mim mesmo, o meu testemunho não é verdadeiro” (Jo. 5:31). Ora, Jeová deu testemunho dele próprio. Pela declaração de Jesus Jeová é falso deus. Jesus disse também: “Eu não recebo glória dos homens” (Jo. 5:41). Ora, Jeová recebe glória dos homens, logo é contrário a Jesus (Is. 43:7; 49:3; Jr. 13:11). E disse mais Jesus: “Eu não busco a minha glória. Há quem a busque” (Jo. 8:50). Ora, Jeová buscava a própria glória (Nm. 14:22; Ex. 14:4, 17), logo Jeová é o contrário de Jesus. Jesus termina dizendo: “Quem fala de si mesmo busca a sua própria glória, mas o que busca a glória daquele que o enviou, esse é verdadeiro, e não há nele injustiça” (Jo. 7:18). Com estas palavras, Jesus classificou Jeová, que falava de si mesmo, de injusto e mentiroso. Jesus, humilde, nunca se exaltou a si mesmo, mas buscou a glória do Pai. “Eu glorifiquei-te na terra, tendo consumado a obra que me deste a fazer” (Jo. 17:4).
Elohim foi o Deus que criou todas as coisas, segundo a narrativa bíblica de Gênesis. E criou o homem e a mulher à sua imagem e semelhança (Gn. 1:26-27). Está traduzido Deus no singular, mas está escrito Elohim, isto é, deuses. A tradição religiosa afirma que Elohim, deuses, é a trindade, isto é; o Pai, o Filho, e o Espírito Santo. Quando lemos: Façamos o homem a nossa imagem e semelhança, é a trindade que está falando. Isso, porém é interpretação, pois está escrito outra coisa, e a Bíblia não é de particular interpretação (II Pd. 1:20).
Se a teologia cristã afirma que Elohim é a trindade criadora de Gn. 1:1, por que no Salmo 8:5 traduziram a palavra Elohim por anjos e não por Trindade? Por conveniência, e não para exprimir a verdade, pois Elohim jamais poderia ser traduzido por anjos (Malakim). Deveriam ter traduzido assim: Um pouco menor o fizeste do que Deus, ou, do que a Trindade. Por que alteraram o texto bíblico? Por que puseram anjos? A resposta é simples. Se o leitor lesse: Um pouco menor do que deus o fizeste, ia pensar esse leitor: Deus é um pouco maior do que o homem. Como Jeová declara que os homens são semelhantes aos animais em Eclesiastes 3:18-21, e nesse caso deus seria um pouco maior que os animais. Jeová também declara que os homens são como gafanhotos (Is. 40:22), e neste caso deus seria um pouco maior que os gafanhotos. A pior classificação de Jeová para o homem está no livro de Jó: “Como, pois, seria justo o homem perante Deus, e como seria puro aquele que nasce de mulher? Olha, até a lua não resplandece, e as estrelas não são puras aos seus olhos. E quanto menos o homem, que é um verme” (Jó 25:4-6). Neste caso, sendo o homem um pouco menor do que Deus, Deus seria um pouco maior do que os vermes. Os intérpretes, para proteger o deus do Velho Testamento adulteraram a palavra escrita pelo próprio Deus, e trocaram Elohim (Deus), por Malak (Anjos). Puro interesse. Nós não desmerecemos a Bíblia, pois cremos nela de capa a capa. Apenas não mexemos e não adulteramos a palavra de Deus. Se no original hebraico está escrito que o homem é um pouco menor do que deus, e neste caso, aquele deus é um pouco maior do que o homem, qual é o problema? Jesus desceu a este mundo para revelar um Deus que é infinitamente superior aos homens. Um Deus que não necessita auxílio do homem, pois é Salvador do homem (Jz. 5:23; I Tm. 4:10). O pior é que Jeová afirma que é Elohim (Is. 45:21).
Quando Israel saiu do Egito, libertado pelas pragas e pestes de Jeová; foi ao deserto, teve sede e fome, e o povo murmurou contra Jeová, e reclamou aos ouvidos de Moisés e Arão, dizendo: “Quem dera que morrêssemos por mão de Jeová na terra do Egito, quando estávamos sentados junto às panelas de carne e comíamos pão até fartar” (Ex. 16:1-3). E Jeová disse a Moisés: “Eis que eu vos farei chover pão dos céus” (Ex. 16:4). Todas as tardes, quando caía o orvalho, chovia o maná. Mas não podia ser guardado para o dia seguinte, que apodrecia e cheirava mal (Ex. 16:20). No salmo 78 temos uma bela descrição do fato: “E falaram contra deus e disseram: Poderá deus porventura preparar-nos uma mesa no deserto? Eis que feriu a penha, e águas correram dela; poderá também dar-nos pão, ou preparar carne para o seu povo? Pelo que Jeová os ouviu e se indignou, e acendeu um fogo contra Jacó, e furor também subiu contra Israel; porquanto não creram em deus, nem confiaram na sua salvação, posto que tivesse mandado as altas nuvens, e tivesse aberto as portas dos céus, e fizesse chover sobre eles o maná para comerem, e lhes tivesse dado do trigo do céu. Cada um comeu o pão de Elohim; ele lhes mandou comida em abundância. Fez soprar o vento oriental, e choveu sobre eles carne como pó, e aves de asas como a areia do mar” (Sl. 78:19-27). Diz a Bíblia que o povo comeu a se fartar. A comida ainda estava entre os dentes, quando Jeová irado, matou os escolhidos de Israel (Sl. 78:29-31). No verso 25 lemos que comeram o pão de deus (Elohin). A pergunta que fazemos é a seguinte: está escrito que comeram o pão de deus, por que nas Bíblias está escrito que comeram o pão dos anjos? A resposta também é simples. Porque, se pusessem pão de Deus, haveria um choque com a palavra de Jesus, que negou que eles comeram o pão de Deus, dizendo: “Na verdade, na verdade vos digo: Moisés não vos deu o pão do céu; mas meu Pai vos dá o verdadeiro pão do céu. Porque o pão de Deus é aquele que desce do céu e dá vida ao mundo” (Jo. 6:32-33). Mudando para pão dos anjos, o deus Jeová não ficaria comprometido. Os adeptos do deus mau Jeová são capazes de tudo para colocá-lo no lugar do Pai. Está escrito: “Se alguém acrescentar alguma coisa à profecia deste livro, deus fará vir sobre ele as pragas que estão escritas neste livro; e se alguém tirar qualquer palavra do livro desta profecia, deus tirará a sua parte da árvore da vida, e da cidade santa” (Ap. 22:18-19).
Aviso aos navegantes. Davi confiou em Jeová e se deu mal; Israel confiou em Jeová e foi destruído; Jó confiou em Jeová e sofreu como no inferno, pois Jeová muda a bênção em maldição (Ml. 2:2). Jura uma coisa, e depois jura outra em cima do primeiro juramento (Dt. 1:34-35). E Jesus? Jesus deu a vida por aqueles que Jeová amaldiçoou e matou.

sábado, 6 de junho de 2009

TERTULIANO, UM DOS "PAIS" A IGREJA FALA SOBRE OS ANJOS

Tertuliano viveu entre os anos 160-230 A.D., nos fala:
"...pois aqueles que inventaram tais coisas serão condenados a morte. Aqueles anjos que deixaram o céu para conhecer as filhas dos homens ... pois quando esses anjos caídos revelaram certas susbstancias ocultas e numerosas outras artes a uma geração muito mais ignorante do que a nossa... deram às mulheres, como sua propriedade pessoal e especial, os instrumentos para a vaidade feminina: o brilho das pedras preciosas e colares, braceletes de ouro, preparações coloridas usadas para tingir lã e o pó preto usado para aumentar a beleza dos olhos.
Se voce quiser aprender a natureza dessas coisas, pode facilmente aprender sobre elas a partir do carater dos que ensinaram essas artes. Os pecadores algumas vezes já conseguiram mostrar ou fornecer algo que conduz à santidade, amantes sem lei que em nada contribuíram para a castidade, anjos rebeldes que nao conheceram o temor de Deus? se da fato devemos chamar os que transmitiram de "ensinamento", entao os que ensinaram essas lições malinas eram instrumentos do mal; se esta é a paga do pecado, então a beleza nao pode advir como fruto do mal. mas por que ensinaram tais coisas? Devemos acreditar que as mulheres que nao utilizassem adornos ou instrumentos para embelezar-se nao seria capazes de satisfazer os homens, ao mesmo tempo que sabemos que essas mulheres, sem adornos, rudes e cruas conseguiram impressionar os anjos? ou será que os últimos surgiram como pedintes de amor que insolenemente conseguiram favores em troca de nada, a menos que tenham trazido presntes para as mulheres que atraíram? Mas é dificl conceber tal idéia As mulheres que receberam anjos como esposos nao precisariam desejar mais nada pois certamente acreditavam ter encontrado um parceiro ideal
Os ajons, por outro lado, que deviam de vez em quando pensar sobre o lugar de onde cairam desejando retornar ao céu após saciar os impulsos calorosos da luxuria, consideraram a propria dádiva da beleza natural da mulher como a causa da amldade, ou seja, as mulheres nao deveriam se beneficiar da sua felicidade, mas sim, desviar-se dos caminhos da inocencia e da sinceridade, unindo-se a eles em pecado contra Deus. Eles tinham certeza de que toda ostentação, ambição e amor alcançados pelo prazer carnal ofendiam a Deus. Observe que esses são os anjos cujo destino é o juízo, os anjos aos quais renunciamos no batismo e estes são seus atos registrados que os fazem merecedores do juulgamento pelos homens".

Comentários na proxima postagem

A HISTORIA NÃO CONTADA DE HOMENS E ANJOS

Queridos,

pra aprender novos paradigmas, é necessário quebrar os velhos, pois "nao se poe remendo novo em roupas velhas (ou odres, whatever).

Quer aprender? são verdades ocultas que abrem os olhos com nova visão.

Na passagem de Gen 6:2;4 quem são os "filhos de Deus"? e quem são as "filhas dos homens" e o que resultou da relação sexual entre eles? que tipo de seres resultou dessa relação? pense comigo. o mais importante: o que a Bíblia nos diz acerca disso?

Como isso é um estudo profundo, não vou ter a intenção de explicar tudo nessa postagem, mas aos poucos colocarei bastante tema para estudo.

Há um livro antigo, chamado "O livro Sagrado de Enoque"... não, não se deixe desistimular, continue a leitura. mas antes que voce diga :esse livro não é da Biblia ou não é divinamente inspirado etc e tal., saiba que um dia, a mais de 300 anos depois de cristo, um homem chamado Marcião resolveu que, dos mais de 50 evangelhos existentes, somente 4 deveriam ser "divinamente inspirados" simples assim. Ele decidiu o que é a Palavra de Deus assim mesmo. Ele disse: o vendo sopra em 4 direções, a terra está apoiada em 4 pilares, são 4 os elementos essenciais, então só teremos 4 evangelhos inspirados. .." hehehe. foi assim mesmo! mas isso é assunto pra outro estudo.

Voltando a "vaca-fria" , O livro de Enoque, aceito até por Jesus (muitas são as passagens dos sermões de Jesus que são intrigantemente semelhantes as do Livro de Enoque) envio por emials as referencias. Esse livro torna mais clara explicação de Gen 6.
Anjos, filhos de Deus, ao virem as mulheres, filhas dos homens, cobiçaram-nas. Desejaram-nas, plantaram nos seus corações algo apenas permitido aos homens. Mais ainda, a Biblia fala que eles a possuiram. também é claro que tiveram filhos. Quem é essa geração nascida a partir desse inimaginavel episódio?
Surge, após isso, um novo personagem na Biblia, vejam os relatos na propria Biblia: OS GIGANTES. "...HAVIA GIGANTES NA TERRA" GEN 6.

SEM MEDO DA VERDADE II

Bem, vamos meditar um pouco.
Somos levados a crer que o mundo só tem duas matizes: branco ou preto. Nao tem tons de cinza, ou vermelho ferrari, nem o verde musgo ou o amarelo canário. Como assim?
assim mesmo! senão vejamos:
Os evangélicos só reconhecem dois tipos de povo: os "salvos" (coincidentemente, os evangélicos) e os "perdidos" ou pecadores", ou seja, todo o resto da humanidade.
Nós, evangélicos, nao gostamos de pensar, como já falei anteriormente, e isso é nosso maior pecado, Isso nos levará ao mais profundo inferno, pois compramos passagens falsas para o "céu".
Claro que isso é uma tremenda enganação. Não somos nós e somente nós o POVO ESCOLHIDO. O Homem (a humanidade iluminada) são os salvos, são os escolhidos, quer queiramos ou não.
Segurem-se na poltrona e leiam: NÓS SOMOS TODOS IRMÃOS... EVANGÉLICOS, CATÓLICOS, MACUMBEIROS, ESPÍRITAS, MORMÓNS ETC... Somos irmãos, filhod do mesmo PAI, irmãos do nosso amado Jesus. Ele nos resgatou, a todos. Não é o ato de levantar a mão na igreja que e frases de efeito que nos colocam no Livro da Vida, Aliás, quem nos colocou lá foi Ele. Nao creia menos que isso... vou explicar passo-a-passo.
Abraços

sexta-feira, 5 de junho de 2009

Acreditando sem refletir

Bem, vejam voces como somos levados a crer, muitas vezes sem refletir e, no afã de acreditar, pois imaginamos que é Deus quem está falando conosco, deixamos a Razão de lado.
Na semana passada, em seus programa sabatinal (aos sabados) na TV, o Sr. Silas Malafaia, naquele ímpeto todo seu, querendo impressionar, e ja impressionando, disse o seguinte sobre o fato da mulher ser submissa e aprender com isso:
ê... ora, aquela irmazinha que casou com um pé-de-cana, bêbado pra dedéu, que já apanhou muito e aguentou firme um casamento durante 15 anos, essa irmazinha agora pode ensinar as mais novas a suportarem um casamento desastrado a sofrer etc. essa irmazinha pode ser um professora... " etc. etc etc.
Meu Pai, como alguem pode ensinar que uma pessoa pode ficar apanhando do marido e com isso aprender, chegando a ser "professora" no assunto, ao ponto de ensinar outras mulheres a sofrerem, apanharem, aguentarem um casamento frustrado e sofredor?
No final as irmãzinhas todas dando glórias, aleluias, aceitando uma aberração dessas?
o que falta para o cristão pensar? ele espera que outros pensem por ele, que diga que Deus fala com outros apenas? não sabe refletir sobre o certo e o errado?
quequeéisso?
O Sr. Silas usa muito a oratoria para convencer seus ouvintes mas esse dom não quer dizer que tudo que ele fala é verdade. Ele fla mentiras e seduz como um bom orador. nao se deixe levar pelas coisas que ele diz e faz, pois, como homeme, o que ele mais faz é vender suas razões e opiniões, tal como Hitler vendeu a sua na Alemanha, levando multidões a dizer Hei Hitler!

quinta-feira, 4 de junho de 2009

Sem medo da verdade

É interessante como as grandes religiões sempre usaram e continuam a usar o medo para persuardir seus fiéis.
Ao longo da história, os sacerdotes sempre usaram essa poderosa arma para conquistar, unir e guiar.
Nós, os cristãos, sejamos avengélicos, católicos ou outra vertente qualquer, tambem fomos atraídos dessa maneira. sendo essa a primeira postagm desse blog, quero apenas abrir esse tema para, mais tarde bordá-lo de maneira mais profunda.
Boa noite!