sábado, 6 de junho de 2009

TERTULIANO, UM DOS "PAIS" A IGREJA FALA SOBRE OS ANJOS

Tertuliano viveu entre os anos 160-230 A.D., nos fala:
"...pois aqueles que inventaram tais coisas serão condenados a morte. Aqueles anjos que deixaram o céu para conhecer as filhas dos homens ... pois quando esses anjos caídos revelaram certas susbstancias ocultas e numerosas outras artes a uma geração muito mais ignorante do que a nossa... deram às mulheres, como sua propriedade pessoal e especial, os instrumentos para a vaidade feminina: o brilho das pedras preciosas e colares, braceletes de ouro, preparações coloridas usadas para tingir lã e o pó preto usado para aumentar a beleza dos olhos.
Se voce quiser aprender a natureza dessas coisas, pode facilmente aprender sobre elas a partir do carater dos que ensinaram essas artes. Os pecadores algumas vezes já conseguiram mostrar ou fornecer algo que conduz à santidade, amantes sem lei que em nada contribuíram para a castidade, anjos rebeldes que nao conheceram o temor de Deus? se da fato devemos chamar os que transmitiram de "ensinamento", entao os que ensinaram essas lições malinas eram instrumentos do mal; se esta é a paga do pecado, então a beleza nao pode advir como fruto do mal. mas por que ensinaram tais coisas? Devemos acreditar que as mulheres que nao utilizassem adornos ou instrumentos para embelezar-se nao seria capazes de satisfazer os homens, ao mesmo tempo que sabemos que essas mulheres, sem adornos, rudes e cruas conseguiram impressionar os anjos? ou será que os últimos surgiram como pedintes de amor que insolenemente conseguiram favores em troca de nada, a menos que tenham trazido presntes para as mulheres que atraíram? Mas é dificl conceber tal idéia As mulheres que receberam anjos como esposos nao precisariam desejar mais nada pois certamente acreditavam ter encontrado um parceiro ideal
Os ajons, por outro lado, que deviam de vez em quando pensar sobre o lugar de onde cairam desejando retornar ao céu após saciar os impulsos calorosos da luxuria, consideraram a propria dádiva da beleza natural da mulher como a causa da amldade, ou seja, as mulheres nao deveriam se beneficiar da sua felicidade, mas sim, desviar-se dos caminhos da inocencia e da sinceridade, unindo-se a eles em pecado contra Deus. Eles tinham certeza de que toda ostentação, ambição e amor alcançados pelo prazer carnal ofendiam a Deus. Observe que esses são os anjos cujo destino é o juízo, os anjos aos quais renunciamos no batismo e estes são seus atos registrados que os fazem merecedores do juulgamento pelos homens".

Comentários na proxima postagem

Nenhum comentário:

Postar um comentário